sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tree Snake Houses

Casas pré-fabricadas para turismo rural, do Arq. Tiago Rebelo
Perfeitamente inserida no Parque Natural


Da autoria do Arquitecto Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade, Tree Snake Houses é um dos projectos vencedores da edição 2014 do Archdaily Building of the Year.
Localizada no Parque de Pedras Salgadas e constituída por dois quartos, este alojamento charmoso e confortável é ideal para umas férias em comunhão com a Natureza.
A construção foi desenvolvida em parceria com a Modular System, tratando-se de construção pré-fabricada, de modo a reduzir o mínimo o impacto no parque natural onde se encontra inserida.
Sustentáveis e ecológicas, as Tree Snake Houses, são compostas por camadas de isolamento reforçado, sistema de aquecimento, sistemas de reutilização de água, painéis solares, LED’s para a iluminação interior e

Janela inteligente poupa 20% de Energia


Universidade do Minho desenvolve projecto inovador
Pormenor da janela Climawin
(Foto retirada de http://www.climawin.de/)

A Universidade do Minho em parceria com fabricantes e fornecedores de janelas e sistemas de ventilação da Dinamarca, Alemanha e Irlanda , criou uma janela inteligente, que pode ser aplicada na reabilitação de edifícios e que será uma fonte de recuperação de calor. 

A CLIMAWIN foi concebida para reduzir em 20% o consumo de energia em edifícios, dispondo para isso de uma tecnologia de recuperação de calor que diminui as perdas energéticas através das janelas, que se verificam essencialmente no Inverno.
Com um investimento por parte da União Europeia e uma investigação de três anos que contou com as parcerias entre a Universidade do Minho, a Solearth Arquitetura em Dublin, Irlanda, o Rauh Fenesterbau em Sassendorf, Alemanha e Chifre Vinduer em Lunderskov, Dinamarca, surge este projecto que revolucionará a reabilitação de edifícios nomeadamente no que respeita à garantia da qualidade do ar interior.
A CLIMAWIN tanto pode ser utilizado em climas frios como quentes, uma vez que

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Escócia com um volume considerável de obras para 2014


Emprego na Escócia
Projecto Caltongate em Edimburgo, Escócia
(foto retirada de http://www.edinburgharchitecture.co.uk/)


No último semestre de 2013 verificou-se um pequeno aumento da construção na Escócia, mas este ano estão em carteira várias obras prontas a começar, principalmente na cidade de Edimburgo, o que significa que esta será a cidade chave para procura de trabalho na região.
Depois de 18 meses de planeamento e discussão dos planos de construção fulcrais para a cidade, é já no Verão de 2014 que vai começar o projecto Caltongate, já adjudicado ao consórcio internacional liderado por Artisan Real Estate Investors.
Este projecto, com uma área de construção na ordem dos 220.000m2, prevê a construção de

Maior ponte solar do mundo

London with the bigger solar bridge
Maior ponte Solar, em Londres
(foto retirada de http://www.constructionenquirer.com/)

Iniciada em 2011, a remodelação da ponte sobre o Rio Tâmisa, em Londres, que previa a revitalização da antiga estação Londrina (construída em 1886) e a instalação de painéis solares, encontra-se neste momento finalizada.

Torna-se assim a maior ponte solar do mundo, com a instalação de 4400 painéis fotovoltaicos da Panasonic, que ocupam cerca de 6.000 m2, e com uma capacidade de produção de 900000 KWh/ano. A instalação dos painéis solares esteve a cargo da empresa britânica Solarcentury, especializada na instalação e execução de projectos desta dimensão.
A quantidade de energia gerada será utilizada na estação, prevendo-se

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Residência Eagle Ridge

Residência integrada na floresta de Orcas Island
Vista panorâmica de Eagle Ridge

Em Orcas Island, no estado de Washington, uma habitação ampla e simples enquadra-se e integra-se na floresta envolvente, ou será que é a floresta que dá forma à habitação e a torna parte de si?

Da autoria do arquitecto Gary Gladwish, esta habitação surge no meio de um terreno acidentado e pitoresco, com musgo e árvores verdes vibrantes a cobrir colinas e penhascos que se erguem sobre encostas povoadas de riachos de água.
Na ilha existem apenas pequenas lojas, cabines telefónicas, casas para férias e agora esta habitação unifamiliar, única e harmoniosamente enquadrada no meio circundante.
Com uma área de 1.800m2 é constituída por um quarto, uma instalação sanitária, cozinha, sala de estar, escritório e um estúdio amplo de 800 m2,que a qualquer momento pode ser readaptado e dividido. Todos os vãos das divisões são amplos e permitem o acesso em cadeiras de rodas.
A habitação energeticamente eficiente e de baixo custo de manutenção, integra painéis solares, dispositivos de sombra e ventilação que permitem o arrefecimento e aquecimento natural da habitação, grandes vãos envidraçados que

Finalmente uma cidade totalmente LED e será Portugesa

No âmbito do projecto Europeu “Tranparense”, que faz parte do “Programa Energia Inteligente Europa”, a Universidade de Coimbra apresentou o projecto para a construção da primeira cidade totalmente LED, no que respeita à iluminação pública, tornando Coimbra um projecto-piloto e uma referência internacional.
O “Programa Energia Inteligente Europa”, surgiu com o objectivo primordial de aumentar a transparência no mercado dos Serviços Energéticos, na Europa. Este programa facilita a elaboração e  implementação de Contratos de Desempenho Energético, uma vez que financia os mesmos.
Neste caso específico, o programa financiará 2,1 milhões de euros para o projecto da Universidade de Coimbra, que contempla todos os trabalhos de investigação, projecto e posterior implementação.
O projecto prevê a instalação de 35 mil luminárias LED (tecnologia de díodo emissor de luz) até 2015, que levará a uma poupança energética na ordem dos 70%.
A Tecnologia LED já aplicada em diversos Países, mas nunca a uma escala desta dimensão, além da durabilidade que apresenta, permite

Reino Unido estabelece parcerias com o Cazaquistão

Sendo o Cazaquistão uma potência económica emergente que tem ganho terreno na exportação de petróleo, muitos são os interessados em parcerias e o Reino Unido não deixou passar estar oportunidade e tem assinado diversos contractos que já resultaram num elevado lucro em 2013.
Com a Expo 2017 e os Jogos de Inverno estudantis garantidos, bem como a corrida aos Jogos Olímpicos de Inverno a realizar em 2022 o Cazaquistão será uma boa aposta economia para os próximos cinco anos.
Com o elevado volume de projectos em carteira, as parcerias com países como o Reino Unido são mutuamente vantajosas. Se para os segundos reflecte-se num

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Isolamentos Térmicos

Os isolamentos térmicos são constituídos por material apropriado (celular, fibroso ou granular) com o principal objectivo de reduzir as trocas de calor entre dois espaços.
É, o material essencial, para garantir o conforto térmico das nossas habitações e espaços utilizados.
Existe no mercado uma grande variedade de isolamentos térmicos, e a sua escolha recai não só nas características técnicas do material, mas também na análise do local de aplicação e das melhores técnicas construtivas a aplicar.
Eles podem ser pré-fabricados ou executados “in situ” (moldados ou projectados), sendo que no primeiro caso a sua aplicação em obra é efectuada através de fixação ou colagem.
Os isolamentos térmicos pré-fabricados existem no mercado em forma de placas/painéis que podem ser revestidos nas faces; mantas térmicas que são materiais não rígidos e podem também possuir acabamento nas fases e blocos que têm a particularidade de possuir espessura igual às restantes dimensões.
Relativamente às matérias-primas utilizadas, os isolamentos térmicos podem ser celulares, fibrosos ou granulares. Os primeiros são caracterizados pela

Reutilização de óleos usados para a produção de Energia limpa

O desafio de se reutilizar óleos de cozinha usados para a produção de Energia limpa foi agarrado pela Finning, e o projecto da primeira central de energia deste tipo, em Yorkshire, está em fase de arranque.

Este desafio surgiu pelo constante gasto económico no desentupimento e limpeza dos esgotos devido ao despejo de óleos usados na cozinha directamente na rede, que anualmente, só em Inglaterra, ascende 1,1 milhões de euros.  
Além dos gastos anuais, o despejo dos óleos na rede pública leva à danificação da mesma, à poluição de água e à produção de metano na atmosfera, sendo este um dos principais gases causadores do efeito de estufa.
Por todas as razões, quer económicas quer ambientais, o desafio para a reutilização dos óleos usados para a produção de Energia limpa surgiu em 2013 e agora, após vários estudos e considerações, desenvolve-se no papel para posterior implementação.
A empresa Finning será responsável pela concepção, construção e manutenção do projecto, que contemplará o fornecimento e utilização de motores da Caterpillar, que será alimentado por combustível LF100, derivado da reciclagem de óleo de cozinha usado.
Prevê-se que a central de produção de Energia esteja

Primeira cidade totalmente ecológica em Bicester, Reino Unido

Cidade ecológica construída por A2Dominion
Projecto da Cidade Ecológica em Bicester
(foto retirada de http://blog.emap.com/)


A empresa A2Dominion iniciou os trabalhos de preparação do terreno para a construção de primeira cidade totalmente ecológica, que se localizará em Bicester, Reino Unido.

A primeira fase consiste na criação de 393 casas energeticamente eficientes, num total de 6000, e que serão entregues aos primeiros moradores durante o primeiro semestre de 2015.
Uma cidade planeada para zero por cento de carbono, onde os resíduos de construção serão nulos, irá criar uma excepcional qualidade de vida para os seus residentes, sem comprometer o meio ambiente e as necessidades das gerações vindouras.
A cidade foi implantada tendo em conta o Planeamento Urbanístico para o local e todas as casas, totalmente sustentáveis, terão vidros duplos, aproveitamento de águas pluviais e consequente reciclagem, incorporação de sistemas de produção de Energia limpa, e muito mais.
Serão instalados cerca de 34m2 de painéis solares por propriedade que levará à geração de electricidade capaz de alimentar 550 casas.
O aquecimento das habitações e a água quente serão produzidos através

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Redução de Energia na construção de estradas

Lafarge Tarmac e a Carbon Trust desenvolvem no Reino Unido produto inovador
LTA alternativa ao asfalto
 (foto retirada de http://www.theconstructionindex.co.uk/)

A redução de temperaturas na construção de estradas é um dos objectivos que nos últimos três anos tem estado diariamente em cima da mesa dos investigadores.
Actualmente, para se fabricar o asfalto são necessárias temperaturas na ordem dos 180ºC e 190ºC, que permitam ligar e colar os agregados e o betume. Ora se essa temperatura for reduzida, poderemos ter ganho substanciais a nível económico.
Com esse objectivo, a empresa Lafarge Tarmac e a Carbon Trust desenvolveu um programa de investigação para o estudo de materiais alternativos, tendo desenvolvido um material que permite a mistura e o trabalho a temperaturas mais baixas, o LTA.
Para a produção deste material serão necessárias temperaturas entre os 100ºC e os 140ºC, reduzindo-se assim significativamente as emissões de CO2.
Sem comprometer a durabilidade e mantendo as características do asfalto a altas temperaturas os materiais são

Nova ponte pedonal em Salford


Projecto de requalificação de Salford
Ponte pedonal em Salford, Inglaterra
(foto retirada de http://www.manchestereveningnews.co.uk/)


A nova ponte pedonal em Salford, da autoria do arquitecto Tonkin Liu em pareceria com o escritório Arup, será não apenas funcional mas também um ponto de referência para o turismo, devido essencialmente ao seu formato sinuosa.
Das 171 inscrições de 21 países, a proposta aprovada, foi considerada pelo júri do concurso, Royal Institute of British Architects (Riba), como “poética, inovadora e elegante”.
Este projecto é mais um passo fundamental na

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

1º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis

De 5 a 7 de Março, irá realizar-se, na Universidade do Minho, o primeiro congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis.

Com a actual parceria estreita entre Portugal e Brasil, principalmente nos negócios ligados ao sector da Construção, este congresso é uma boa aposta para divulgar conhecimentos e estabelecer parcerias.
Com o principal objectivo de reunir especialistas para apresentação e discussão de resultados de investigação, bem como definir e analisar perspectivas para posterior desenvolvimento de materiais sustentáveis, este congresso marcará, com certeza, a importância da sustentabilidade na construção.
Os principais assuntos a abordar durante os três dias recaem em

Entregue e Inaugurado o Estádio Dunas Arena

O Estádio Dunas Arena, em Natal no Rio Grande do Norte, foi entregue e inaugurado após 29 meses de obra, perfazendo-se assim um conjunto de sete estádios concluídos para a Copa da FIFA 2014.

No centro da cidade este estádio foi concebido para ser reutilizado, podendo ser usado posteriormente como um espaço multi-usos que dará lugar a treinos e jogos dos clubes de Natal, o América e o ABC, mas também albergará concertos, feiras e outros eventos já com programação em vista.
Com um investimento na ordem dos 122 milhões de euros, este estádio tem um design único inspirado nas Dunas de Natal. A cobertura do estádio apresenta 20 módulos independentes com alturas diferentes que simbolizam o movimento das dunas. Estes módulos, em forma de pétalas são feitos em treliças de aço cobertas com telhas de alumínio que possuem isolamento térmico e acústico. As telhas são unidas por policarbonato translúcido o que permite a passagem da luz natural, além de as mesmas possuírem calhas para recolha de águas que

Nova Universidade no Sudeste de Inglaterra

A empresa BAM Construct, distinguida como empresa de construção sustentável ganhou o projecto para construção de uma nova universidade veterinária no complexo da Universidade de Surrey, no Sudeste de Inglaterra.
A obra no valor de 35 milhões de euros contemplará a construção de três novos edifícios no complexo universitário, os quais serão utilizados para ensino e investigação. Bem como a construção de infra-estruturas adjacentes, incluindo terraplanagens, drenagens, ligações de especialidades, áreas verdes, ciclovias e um espaço para criação de animais.
Os edifícios serão constituídos por espaços de ensino flexíveis, escritórios e laboratórios com altos níveis de segurança. Esta especialidade prevê circuitos independentes de trabalhadores e visitantes, bem como altos controlos de biossegurança.
Uma das especialidades com bastante peso no projecto é também a componente de ventilação, uma vez que se prevê controlo da qualidade do ar, controlo de pressões nos laboratórios e sistemas de segurança em casos infecciosos.
Esta obra além de ser uma mais valia para o Ensino, também irá melhorar a economia local, uma vez que, tratando-se de uma obra sustentável, será dada prioridade a fornecedores locais.

De um modo geral, será uma obra longa com possibilidade de criação de postos de trabalho no sector da Construção.

Universidade de Surrey (foto retirada de http://en.wikipedia.org/)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Técnicas de Reabilitação de Estruturas de Madeira

A reabilitação de estruturas é o maior desafio da reabilitação urbana.

Por se tratarem de elementos de suporte, muito deles fulcrais à estabilidade da estrutura é necessário um cuidado redobrado e aplicação das técnicas adequadas que não comprometam ou degradem ainda mais os elementos estruturais.
Os centros históricos estão repletos de edifícios a necessitar de rápida intervenção de reabilitação, e a maioria deles é constituída por elementos estruturais em madeira.
A madeira é um material muito comum, utilizado tanto na estrutura, como em pavimentos ou cobertura. A sua exposição a ambientes agressivos bem como a constante carga aplicada, muitas vezes inadequada, leva à deformação do material e consequentemente à sua degradação.
É nesta fase que se torna imprescindível a reabilitação do material, principalmente quando este é um componente estrutural. Para os trabalhos de reabilitação podem-se aplicar várias técnicas, classificadas essencialmente em técnicas de reparação (que apenas reparam a zona degradada de modo a manter a capacidade de carga da estrutura) ou

Hilti aumentou vendas em 3,2%

A Hilti aumentou as suas vendas em 3,2%, durante o ano de 2013 graças aos Países Emergentes.

A empresa alemã, criada em 1940 e com um grande peso em todo o mundo, incluindo Portugal, no sector da construção, essencialmente em equipamentos e sistemas de ancoragem, continua a crescer, contrariando a recessão no sector.
Este aumento traduz-se em cerca de três biliões de euros e deve-se essencialmente ao aumento de vendas na

Vinci ganha contrato para gestão e manutenção de cavernas subterrâneas

Jurong Rock Cavern (foto retirada de:http://www.jurong.com/)


A empresa Francesa Vinci ganhou, provavelmente um dos maiores desafios, a manutenção das cavernas “Jurong Rock (JRC)”.

As JRC, localizadas em Singapura, são as primeiras cavernas para armazenamento de petróleo. Localizadas sob a bacia do Banyan Jurong, serão o suporte de grandes empresas químicas que operam lá, como Chevron Philips, ExxonMobil e Shell.
A primeira fase, incluiu a construção de duas cavernas com capacidade para armazenagem de 1,47milhões de m3 de petróleo e que estará concluída em 2014. Esta primeira fase é composta por oito quilómetros de túneis e cavernas com 27m de altura e que

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pisos e Revestimentos – características chave a ter em conta quando se escolhe

Os pisos e revestimentos são os elementos que requerem uma atenção especial na escolha. Se por um lado são parte fundamental da decoração, por outro são o elemento exposto a maiores acções de agressividade ao longo do tempo.
Estão expostos a cargas diárias, arrastamento de móveis, humidades da rua, e muito mais… por isso os materiais a escolher para os pisos têm de ser esteticamente agradáveis e adaptados ao local, mas acima de tudo têm de possuir resistência e durabilidade adequada, bem como serem materiais de melhoria do conforto acústico e térmico do imóvel.

A gama de oferta de pisos e revestimentos é elevada e por isso em primeiro lugar, e provavelmente o requisito mais importante, é o local de aplicação.
Um piso tradicional de uma moradia jamais pode ser aplicado num Hospital, essencialmente por questões de higienização, mas o piso hospitalar também não é adequado para aplicar em pisos de escritórios, os materiais internos não são recomendados para aplicar nas áreas externas, etc.
Então em primeira instância há que analisar qual o tipo de material mais adequado para aplicar no local em causa: se executados in situ (autonivelantes, resinas epóxi) ou

Aldeamento sustentável para turismo

Foram aprovados os planos de construção de um aldeamento sustentável para turismo em Dorset, Inglaterra.

O local de implantação é actualmente uma pedreira de extracção de areia e cascalho em larga escala, que estará fechada em 2017.
Após a cessação dos trabalhos de extracção, irá iniciar-se a construção do aldeamento turístico, que será constituído por 1.000 alojamentos de férias incluindo chalés, spa e campos desportivos.
A construção assentará em princípios de sustentabilidade, de eficiência energética e de biodiversidade, não provocando o ecossistema local, pelo que serão levadas a cabo todas as medidas necessárias para minimizar o impacto da construção sobre a flora e fauna locais.
A equipa de projectistas é constituída por diversos profissionais, desde ecologistas, hidrólogos, engenheiros, arquitectos paisagistas, arqueólogos e conselheiros de transporte. Todos com o mesmo objectivo de desenvolver um projecto sustentável que

Trienal de Arquitectura 2016

Já se conhecem os curadores para a Trienal de 2016 que decorrerá em Lisboa.
O Arqº André Tavares e o Arq. Diogo Seixas Lopes serão os responsáveis pela concepção, montagem e supervisão da Exposição. Eles serão a ponte entre o público e os expositores.
A Trienal de Arquitectura é um evento de debate, reflexão e divulgação de arquitectura que atrai uma grande diversidade de público.
Reconhecida internacionalmente, conta sempre com a presença de inúmeros profissionais de renome internacional.
Esta será a 4ª trienal organizada em Portugal e não podia estar mais bem representada, com um dos Arquitectos representante do Porto, André Tavares, e outro de Lisboa, Diogo Seixas Lopes, terá com certeza um envolvimento de todos os profissionais de Norte a Sul.

Pela dimensão do evento, o trabalho por parte da organização já começou… Esperemos para ver os eventos que marcarão a Trienal de 2016!


China investe em São Paulo

Com uma grande disponibilidade económica, as empresas Chinesas têm estabelecido inúmeras parcerias, criando diversas “pontes” em vários Países e o Brasil é o mais recente investimento.
Mais propriamente em São Paulo, a empresa de Hong Kong, CTF Development, vai investir cerca de 52 milhões de euros para aquisição de 35% da Cidade Matarazzo.
Este empreendimento, com uma área de três hectares, constituído por hotéis, shopping e

Reformulação e Ampliação de Camp Nou

O estádio Camp Nou, em Barcelona, vai ser alvo de ampliação.

Se em tempos considerou-se a eventual construção de um novo estádio, os dirigentes do Barcelona repensaram e tendo em conta o prestígio do actual estádio, optaram por remodela-lo e ampliá-lo.
O projecto está concluído e nele estão consideradas diversas reformulações e ampliações nomeadamente:
                - ampliação da capacidade do estádio em 5%, com mais cinco mil lugares disponíveis;
                - construção de uma arena multifuncional;
                - construção de um ginásio, com capacidade para 2000 pessoas e destinado exclusivamente para treinos;
                - reformulação das

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Energia hidráulica - os desafios da sua produção

A Energia hidráulica é a mais antiga energia limpa produzida. Iniciada em 1980 em Inglaterra, ganhou terreno e actualmente são muitas as barragens construídas para o reaproveitamento da transformação da água para energia Eléctrica.
Esta transformação ocorre graças ao uso de turbinas hidráulicas que accionam um qualquer equipamento industrial, seja um compressor ou um gerador eléctrico, resultando assim energia eléctrica para alimentação de uma rede de energia. Com uma eficiência que facilmente chega aos 90%, as turbinas hidráulicas são assim as formas mais eficientes para conversão de energia primária em energia secundária.
A Energia Hidráulica é a fonte renovável que se apresenta mais consolidada no mercado, sendo a principal fonte de energia para diversos países, representando cerca de

Energia Fotovoltaica mais acessível

A produção de Energia Fotovoltaica em grande escala é dispendiosa, essencialmente pelo custo dos materiais base, nomeadamente do material semicondutor presente nos painéis solares, o silício.

O elevado custo deste material deve-se aos diferentes processos necessários para eliminar as impurezas do silício, uma vez que, se trata de um material impuro quimicamente. O material é submetido a processos de purificação através de processos químicos e várias destilações até se obter um silício puro, com apenas um bilionésimo por cento de impurezas.
É neste campo que se iniciam as investigações por parte do Professor Stuart Wenham, da Universidade de New South Wales (UNSW), que criou e está em processo de desenvolvimento um mecanismo de

Irlanda cria novas oportunidades no sector da construção

Em 2013 a Irlanda recuperou lentamente no sector da construção, tendo-se registado um volume de obras no valor de 9,9 biliões de euros, enquanto que em 2012 apenas se registou um volume na ordem dos 9,07 biliões de euros.
Mas 2014 promete ser um ano de grande recuperação, com estimativa de investimento na ordem dos 11 biliões de euros.
O grande volume de obras será no sector industrial, que se prevê em ascensão, e que levará à criação

Projecto para a construção do Pavilhão do Reino Unido para a Expo 2015

Foi lançado hoje o concurso para o projecto de construção do Pavilhão do Reino Unido para a Expo 2015 em Milão. 

Um desafio para qualquer Gabinete de Arquitectura que poderá ser uma ponte de lançamento para reconhecimento internacional.
O tema da Expo 2015, centra-se na nutrição, nomeadamente a nível da produção, consumo de alimentos, análise e formas de nutrir o ambiente e melhorias de vida e sociais dos alimentos.
O Reino Unido quer ser participante activo e pretende um projecto que abrace essa mesma causa, aliado, claro, a muita criatividade e empreendedorismo.
Todos os pormenores, cláusulas de concurso e objectivos, verbas associadas e requisitos, encontram-se devidamente descritos no programa de

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Produção de Energia com Telhas Solares

Actualmente, a produção de Energia não tem de ser inestética e inadequada à Arquitectura envolvente. Os tradicionais painéis solares podem, facilmente, serem substituídos por telhas solares.
Um dos grandes desafios da Arquitectura, na Reabilitação de Centros Históricos, passa pela melhoria da térmica dos imóveis e produção de demais energia limpa, sem alterar substancialmente os traços arquitectónicos do edifício.
Nesta perspectiva, a telha solar é um material substancialmente vantajoso, pois permite melhorar a eficiência térmica sem provocar um grande impacto.
Os painéis solares térmicos e fotovoltaicos são dos materiais mais utilizados para a produção de água quente, aquecimento dos espaços interiores e produção de energia, mas eles possuem dimensões elevadas, necessitam de espaço circundante e não são facilmente integrados na arquitectura de um imóvel, principalmente quando a cobertura é em telha.
A pensar nesta inconveniência e na necessidade de se reabilitar os centros históricos, foram desenvolvidas as telhas solares em que

Energias Renováveis – uma boa aposta nos Países Emergentes

Energia Solar - painél solar
Energias Renováveis (foto retirada de http://www.solarserver.com/)

As Energias Renováveis são a aposta para os Países Emergentes para o ano de 2014, essencialmente a Energia Fotovoltaica proveniente da utilização dos painéis solares.
As grandes empresas estão a apostar em transformar os Países Emergentes mais sustentáveis. Embora o mercado das energias renováveis ainda possua muita área para explorar nos países desenvolvidos, a médio e longo prazo são os países emergentes que serão o foco das grandes empresas.
Algumas delas estão a antecipar e a iniciar 2014 com esse objectivo, como é o caso da empresa

Casas Prefabricadas oferecidas a Moçambique

Os laços negociais entre o Governo Chinês e Moçambique continuam fortes, essencialmente porque a China tem apostado fortemente em melhorar as condições de vida dos Moçambicanos. No passado dia 17/01/2014, o Governo Chinês ofereceu 185 casas prefabricadas e 185 casas de banho portáteis para ajudar as vítimas de cheias em Moçambique.
Todos os anos tem-se registado um elevado número de desalojadas, sendo que

sábado, 18 de janeiro de 2014

Biobetão

Material, obra <data:blog.title/> material<data:blog.pageName/> – <data:blog.title/>
E se conseguíssemos reduzir em mais de 40% as reclamações dos clientes nos primeiros dois anos?
Os materiais com composições diferentes têm de trabalhar e independentemente das técnicas utilizadas, juntas de dilatação e escolha de materiais, é quase inevitável que as microfissuras comecem a aparecer ao fim do primeiro ano.
Conforme publicado num artigo anterior, elas podem evoluir e apresentar sérias consequências para o imóvel, incluindo para a sua própria estrutura.
A reparação é complicada, dispendiosa, muitas vezes tardia e provoca imenso incómodo para os utilizadores dos espaços.
Mas se tivermos “materiais vivos” que se adaptem às diferentes temperaturas, aos materiais envolventes e às deformações dos primeiros anos e que se reciclem sempre que aparece a primeira patologia, seria possível reduzir reclamações, reduzir custos de garantia de obra, reduzir disponibilidade de tempo e todos os demais encargos directos e indirectos.
Foi a pensar nestes problemas, que uma equipa Holandesa de Universidade Técnica de Delft e mais tarde uma equipa orientada pelo Dr. Alan Richardson, da Universidade do Reino Unido, pensaram em criar um material capaz de se auto-reparar. Eles pensaram no material utilizado em maior escala: o betão.
Se ao betão fossem incorporadas bactérias produtoras de calcite, que entrassem em processo de produção quando expostas a ambientes ácidos, então

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Apartamento de luxo com materiais naturais

Materiais naturais bamboo


Ontem postei sobre um material natural que, pelas características que apresenta inclusivé estruturais, tem ganho terreno no mercado.
E porque este material também pode ser aplicado em grandes cidades, onde as características ambientais são bem diferentes de Bali, quero deixar-vos aqui um óptimo exemplo de aplicação de Bambu em Pittsburgh.
Esta cidade tem deixado para trás a construção tradicional e ganho terreno como líder em design ambientalmente consciente. Desde 2000, construiu 80 edifícios com certificação LEED e é provavelmente a cidade, que actualmente, apresenta mais construção sustentável, maior rentabilidade de recursos naturais e mais áreas verdes. A sustentabilidade define cada projecto, tornando-o úncio.
A cidade tem reabilitado edifícios habitacionais e industriais, criando-os mais

Moçambique aposta em Obra para Turismo e Negócios

Moçambique é um País de Turismo. Quando pensamos em África, este é um dos Países de eleição por todas as vantagens que apresenta, a calma, as cores, o clima, a gastronomia...
É acoplada a esta vertente que Moçambique tende a crescer e ontem iniciou-se mais um grande empreendimento.
No recinto do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, iniciou-se a construção de

Reabilitação em Portugal


Notícias de Viseu
(Foto retirada dehttp://www.skyscrapercity.com/)

Um piso de um edifício algures no Chiado está a ser intervencionado e duas ruas acima vimos o electricista a vir buscar ferramentas, mais uns metros e está a chegar uma empresa de reabilitação… Este é o actual nicho de mercado!!
A obra de reabilitação privada com a ajuda de incentivos públicos, começou em grandes cidades, como Lisboa e Porto e está a ganhar terreno.
Esta semana saiu mais um investimento para o sector da reabilitação.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Escola verde estimula a preservação do meio ambiente



Preservação do meio ambiente
(Foto retirada de http://www.designboom.com/)

Em Bali, a tradicional alvenaria e betão de que são feitas as nossas Escolas, é substituída por um material bem natural, o Bambu!
A grande diferença é a nível económico e as vantagens ambientais transcendem aquilo que nos faz sentir quando vimos projectos como estes.
A “Green School” é um projecto de uma escola sustentável na ilha de Bali e o tipo de construção não podia ser mais adequado ao local! Em comunhão com a Natureza, a Escola está implantada entre uma floresta e campos de arroz.  É constituída por 25 edifícios construídos em bambu e paredes de barro. A parte central da Escola tem 60m de comprimento e foi

Noticias do dia: Pavilhão Para a expo 2015 em Milão

Notícia sobre a Expo 2015
(Foto retirada de: http://au.pini.com.br/)

O Projecto do Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos para a expo 2015 está concluído!
A grande particularidade é a sua construção inspirada no País. 
O grande desafio: a construção de um edifício com garantia de qualidade do ar interior tanto para utilização em Milão como nos Emirados Árabes Unidos. Sim, este Pavilhão vai ser todo desmontado no final da Expo e transportado para o País Árabe.
O projecto, da responsabilidade do Gabinete Foster and Partners tem cerca de 4.300m2, rentabilizados em áreas de exposição, auditório, escritórios, sal

Obras Públicas… esqueçam!!

As obras públicas sempre foram um desafio para Empreiteiros e Fornecedores. Embora as margens sejam maiores, os 90 dias estipulados em CCP para liquidação de facturas muitas vezes não são cumpridos.
Mas eram verbas garantidas! Com muitas revisões de preços e todo o grande empreiteiro e/ou Fornecedor sempre considerou um bom investimento a médio e/ou longo prazo. O problema é que elas estagnaram, terminaram e muitos dos projectos não passaram disso mesmo.
Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, verificou-se em 2013 uma quebra de 10% no volume de contractos efectuados.
Muitos concursos foram lançados, muitas prop

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Microfissuras - O que são e as suas causas?

As microfissuras são patologias ou erros de construção, que evoluem em forma de “rede” até que sejam devidamente reparadas.
São um tipo de fissuras, que apresentam uma espessura inferior a 0,2mm. Estas podem evoluir e transformarem-se em fissuras, quando a espessura varia entre 0,2 e 2mm, e/ou em fendas, quando a espessura é superior a 2mm.
Podem ser classificadas como super

Vinci ganha a construção de tanques de armazenamento de Gás na Rússia

O Grupo de origem Francesa, Vinci e a Entrepose Contratante ganharam a construção de quatro tanques para armazenamento de Gás Natural Liquefeito. Cada tanque, com capacidade de 160.000 m3, será revestido internamente por aço inoxidável e exteriormente por betão pré-esforçado.
Prevê-se que a obra esteja concluída em 2016, somando-se assim aos actuais 30 tanques efectuados pela Vinci em 11 países diferentes.
O Grupo é constituído por diversas empresas que actuam no ramo da Const

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Construção de Central Térmica de Ciclo Combinado de Energia em Maputo

O País menos mediático mas com muito para explorar necessita de investimento para evoluir e países como o Japão não deixam passar oportunidades como estas.
O próprio governo assinou ontem, juntamente com o vice ministro das Finanças de Maputo, o acordo de empréstimo de 167 milhões de dólares para o projecto da central Térmica de Energia para a província de Maputo que estará concluída em 2018.
Esta central movida a gás natural irá alim

Material em análise: Tintas Naturais

As tintas são materiais predominantes na Construção. São aplicadas em todo o tipo de revestimentos, quer sejam paredes interiores ou exteriores, tectos, portas, janelas, mobiliário, pavimentos…
Este material provoca um grande impacto no nosso ambiente e pela elevada quantidade usada é importante escolher cuidadosamente o tipo de tinta a aplicar, de modo a minimizar as consequências negativas para o meio ambiente.
Por ser um dos produtos mais antigos a concorrência é elevada e a gama de produtos disponível também. Por isso é impres

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Reino Unido em Crescimento

O sector da Construção apresentou percentagens elevadas no Reino Unido e ainda não estabilizou!!!
A associação de Produtos de Construção do Reino Unido prevê que o sector continuará em crescimento até 2017, com uma percentagem de crescimento de 3,4% para 2014 e de 5,2% para 2015.
A Construção Habitacional, Comercial e a recup

Reabilitação do Banque de France a cargo de empresa Portuguesa

França tem sido cada vez mais um País parceiro para Portugal no sector da Construção.
Mais uma obra de renome no sector da reabilitação foi adjudicada à empresa Portuguesa Lucios, ficando esta responsável pela remodelação de todo o edifício do Banque de France.

À semelhança da reabilitação portuguesa, a fac

domingo, 12 de janeiro de 2014

Revitalização do Princípe Real

Em Setembro abria no Príncipe Real um espaço glamoroso repleto de moda, design e arte.
O espaço “Embaixada”, surgiu após a revitalização do palacete Ribeiro da Cunha e graças ao investimento da Eastbanc. Esta imobiliária começou estrategicamente a adquirir imóveis nesta zona em 2005, tendo investido 50 milhões de euros na aquisição de imóveis de referência com elevado valor patrimonial, nomeadamente palacetes do século XIX.
Agora chegou a hora de revi

sábado, 11 de janeiro de 2014

Transformação de um reservatório de água em moradia unifamiliar

Confesso que foi por acaso que encontrei esta fantástica remodelação.
A luz, os materiais de acabamento, a escada em caracol… Pormenores fantásticos que nos fazem esquecer que o espaço era um antigo reservatório de água.
O projecto de transf

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Massa Dundun

Na construção tradicional os prazos estão bastante limitados aos materiais utilizados, nomeadamente à necessidade de ensaios in situ e de tempos de secagem, como é o caso do betão e da argamassa.
Esta última, a argamassa, além de consumir recursos naturais, como a água, de necessitar de tempos de secagem, de mão de obra especializada e de praz

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Cidades inteligentes do ponto de vista tecnológico

Cada vez mais as cidades tendem a tornar-se em inteligentes. São utilizadas novas tecnologias que possam promover a sustentabilidade e aumentar a qualidade de Vida.
Estes sistemas inteligentes podem beneficiar as infra-estruturas das cidades, como a monitorização de pontes, estradas e outros projectos.

Mas o que é uma cidade inteligente? E porquê a sua necessidade?
Caminhamos em direcção a uma nova era de urbanização, em que se estima que metade da população mundial viverá em cidades até 2050. É portanto urgente adaptar as cidades à sua finalidade.
Nesta medida a tecnologia desempenhará um papel importante para manter a tranquilidade e qualidade de Vida numa cidade habitada por milhares de pessoas, nomeadamente com a instalação de redes de sensores que oferecem informações sobre o trânsito, a poluição, lugares de estacionamento, ou mesmo sobre inundações de ruas por enchimento de caleiras.
Tudo monitorizado através de sensores de baixo consumo de energia, comunicados através de redes sem fios e com aplicações para telemóveis.
As redes Ad hoc surgem assim como uma alternativa atractiva, pois permitem a construção de uma rede autônoma e distribuída sem necessidade de desenho detalhado de projecto. Estas redes apenas necessitam de protocolos de roteamento.
Os protocolos de roteamento são algoritmos que constituem rotinas d etransmissão de informação que permitem o mapeamento da rede. Este mapeamento é executado através de tabelas de roteamento, que variam de acordo com a sua construção, actualização e manutenção.
Devido à dinâmica das redes Ad Hoc, todos os sistemas instalados até ao momento mostram-se ineficientes e com necesidade constante de alterações.

Verifica-se cada vez mais estudos nesta área, ensaios vivos em cidades e diversos ajustes que concerteza levarão a um sistema mais optimizado para nossa utilização.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alvenaria de Terra - Técnicas de Construção

As técnicas de Construção de Alvenaria em Terra dividem-se essencialmente em quatro sistemas:

- Sistemas monolíticos
Incluem a construção em terra escavada, modelada ou empilhada e a taipa. Este último método é o mais utilizado em Portugal e consiste na compactação de terra húmida num taipal.
Este método evol

Espanha a recuperar...

De acordo com os estudos do fim de ano de 2013, levados a cabo pelo Eurostat, a construção em Espanha cresceu 6,1% ao ano durante o mês de Setembro. Registou-se o maior aumento de construção na zona Euro.
A par de Espanha, a Hungria registou um crescimento de 9,3% e o Reino Unido de 4,6%.
Os países como Portugal, República Checa, Eslovénia e Itália continuaram a sofrer quebras significativas na Construção. Sendo que Portugal lidera o maior declínio, com 14,9%.
Mês a mês, comparando Setembro a Agosto, verificou-se um declínio da ordem dos 1,3% em toda a Zona Euro. Espanha foi um dos poucos países que contrariou a estatística, sendo que o sector da construção cresceu 0,3%.

Novos projectos estão a surgir…

Um estádio e 910 apartamentos

Londres não pára no sector da construção. Mais um projecto foi adjudicado à empresa Willmott Dixon para a programação e gestão de um estádio de 20.000 lugares e de uma área residencial com 910 apartamentos para desportistas.
O clube londrino Brentford Football Club vai

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

T1 ou T4?

Hoje somos empreendedores, não sabemos exactamente quais as necessidades que teremos, porque um dia somos colaboradores e outro dia somos fundadores de um novo negócio.
Muitas vezes pequenos negócios surgem de um escritório que outrora foi uma simples divisão de uma moradia.

África em crise no sector da Energia

Africa é abençoada no que respeita a recursos naturais, contribuindo estes para a economia numa escala entre 10 a 15%.
A maior parte destes recursos são exportados para países desenvolvidos e por isso mesmo África continua, na generalidade, sub-desenvolvida e pouco competitiva industrialmente.
Estes recursos têm atraído profissionais de diversas áreas, o que tem levado ao aumento populacional. Crê-se que nos próximos 20 a 30 anos a população aumente para o dobro e com isso novos negócios surjam na área industrial que contribuam para o desenvolvimento do país.
A empresa Frost &Sullivan, que actualmente se encontra em crescimento em África, acredita que nos próximos anos, o Continente vai ser responsável pelo

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Transformação do Estádio Olímpico Queen Elizabeth no Reino Unido

O grupo Balfour Beatty ganhou a obra de remodelação do Estádio Olímpico Queen Elizabeth no Reino Unido.
Com as obras previstas, o estádio passará a  partir de 2016 a ser a sede do clube West Ham United Football, palco de diversos jogos de Rugby em 2015, espaço de concertos musicais, espaço para atletas londrinos e internacionais e espaço comercial ligado ao desporto.
Segundo o grupo Balfour Beatty, as obras de remodelação serão o mais sustentáveis possíveis. Parte das instalações vão ser mantidas e prevê-se a reutilização de materiais de demolição e de loiças sanitárias.
Devido à dimensão da obra, aos trabalhos previstos e ao prazo apertado para a sua construção, prevê-se a necessidade de contratar novos colaboradores. Tendo sido prevista uma média diária de trabalhadores na ordem dos 400, o grupo irá recrutar colaboradores com formação específica para este trabalho.



Construção Modular

A construção modular consiste na construção de um edifício através da acoplagem de módulos produzidos em fábrica. É um tipo de construção rigorosa, nomeadamente na união dos módulos, mas que permite uma adaptação a cada cliente. Embora que por vezes limitada é facilmente reajustada às necessidades e gostos do cliente.
É um tipo de construção com inúmeras vantagens relativamente à construção tradicional, nomeadamente:
- Construção ecológica. Todos os materiais são totalmente recicláveis e reaproveitáveis para posterior utilização;

domingo, 5 de janeiro de 2014

Alvenaria de Terra – Vantagens da sua utilização

Da Terra e para a Terra, pode-se reciclar e reconstruir, esta é uma das muitas vantagens da construção em Terra.
Esta semana,deparei-me com uma notícia sobre um projecto do Arquitecto Henrique Schreck. Na zona do Alentejo, reconhece-se um

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os edifícios mais sustentáveis dos Estados Unidos

Embora não estejamos directamente ligados aos Estados Unidos, é impossível ficar-se indiferente à sua mega construção. O país é associado a uma grande produção de poluição, consumo de energia e responsabilidade pela degradação da camada de ozono, mas a verdade é que cada vez mais são construídos edifícios sustentáveis com múltiplas soluções que rentabilizam energia e água.
Mesmo os mega arranha-céus podem ser sustentáveis, desde que

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Patologias em alvenarias de pedra – Técnicas de diagnóstico

A maiorida dos edifícios históricos do nosso país são constituídos por alvenaria de pedra. A sua antiguidade, uso e exposição a todos os condicionantes atmosféricos levou à degradação dos materiais.
Tratando-se de uma parte significativa do nosso património, que conta a nossa história, torna-se imprescindível conservar o mesmo, reabilitando os espaços sem que se altere a sua estrutura e identidade arquitectónica.
Mas antes de se iniciar qualquer tipo de reabilitação é necessário analisar e efectuar ensaios