terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O futuro da construção – impressão 3D

Se a impressão 3D tem revolucionado o mercado das tecnologias, moda ou decoração. Esta mesma técnica já chegou ao mercado da Construção e promete trazer vantagens.
Permitindo uma modelação 3D, esta poderá ser a solução para muitos Arquitectos e Designers que até à data nem sempre conseguiam implementar as soluções idealizadas por falta de materiais com flexibilidade compatível.
Cada vez mais têm surgido empresas que se aliam a esta nova tecnologia, que, utilizando o princípio da construção modular, permite construir edifícios e casas como os exemplos que se observam abaixo.

Método inovador para a Construção

Método inovador para a Construção

Método inovador para a Construção

A construção é feita através de um layout de Autocad que comunica directamente com uma impressora 3D, com 20m de altura, 33m de largura e 132m de comprimento, onde são impressas peças separadamente, que posteriormente, in situ, são agrupadas tais como peças modulares.

Método inovador para a Construção

Método inovador para a Construção

O material utilizado e que dá forma às peças, é constituído por produtos reciclados, tais como resíduos de construção e resíduos industriais. Este material pode ser constituído por betão, fibra de vidro, areias, endurecedores e todos os demais componentes, que tendo em conta o fim a que se destina a peça fabricada permitem dar-lhe características de estabilidade, flexibilidade, resistência, entre outras, inclusivé características térmicas e acústicas.
Através de um layout em CAD e com um controlador remoto, a peça vai-se criando, constituída por camadas de material que endurecem à temperatura ambiente e que conferem-lhe alta resistência.

Método inovador para a Construção

Método inovador para a Construção

Este método permite  economizar até 60% do material utilizado numa construção tradicional, além de reduzir signficativamente a produção de resíduos e o consumo de energia.
Com tempos de fabrico competitivos e características atractivas, este parece de facto ser o futuro, não muito distante, da nossa construção tradicional.
Existem ainda alguns detalhes a aperfeiçoar e o desafio de lajes e vigas de grandes dimensões impressas. Se bem repararem,  os edifícios que aqui são apresentados não são integralmente impressos. As lajes e vigas ainda são pré-fabricadas e algumas executadas por métodos tradicionais. Um desafio a ser alcançado em 2015.
Creio no entanto que este médodo que permite optimizar prazos utilizando material reciclado, com alta resistência, forte impermeabilização, melhor permeabilidade de ar, melhor preservação do calor, reduzida produção de carbono e um peso 50% abaixo dos materiais comuns, tem ainda um longo caminho a percorrer inclusivé na Europa, onde a construção continua a ser maioritariamente tradicional, com pequena incorporação de construção modular.

(Todas as fotos  foram retiradas de http://3dprint.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário