quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FlexiArch – o conceito de pontes pré-fabricadas


Betão pré-moldado em Obras de Arte/Pontes
(Foto retirada de www.macrete.com)

Se é possível construir edifícios em menos de um mês, graças à construção modular, porque não aplicar o mesmo conceito em obras de arte?
FlexiArch é um arco pré-moldado patenteado e resultante de anos de investigação da Universidade de Engenharia Civil Queen’s em Belfast, Reino Unido, e especialistas de betão pré-moldado da empresa Irlandesa Macrete.
São décadas de investigação, mas passo a passo os resultados são cada vez mais promissores e a última vitória traduziu-se na construção do arco de ponte mais longo do mundo em betão pré-moldado.
Com 16 metros de comprimento, e constituída por 17 unidades separadas feitas a partir de 16 toneladas de betão pré-moldado, esta ponte será instalada sobre o Rio Wallington, em Waterlooville, Hampshire.
O que é absolutamente incrível é que esta ponte é executada in situ em apenas um dia! Sim! Um dia é o tempo necessário para executar um arco de ponte, prazo este substancialmente inferior à execução de um arco em betão armado in situ, que levaria semanas a ser executado.
Além da redução do prazo de execução e consequentemente dos custos associados, principalmente os custos indiretos de estaleiro e equipamentos, este sistema revela ainda uma melhoria no que respeita ao tempo de vida do material. Segundo estudos e os ensaios levados a cabo em laboratório e nas cinquenta pontes já executadas no Reino Unido e Irlanda, o material requer pouca manutenção e apresenta um tempo de vida na ordem dos 300 anos, bem superior ao tempo de vida de um arco convencional,que ronda os 120 anos.
Uma das primeiras perguntas que me surgiram foi como transportar um arco de dimensões e peso elevado mas logo constatei que este não seria um problema. O material é transportado em forma de bloco liso que, in situ, assume a forma de arco graças à força da Gravidade!

Curiosos? Aqui fica um vídeo de apresentação.


Sem comentários:

Enviar um comentário